PRIMEIROS SOCORROS / Parte 2

No post anterior falamos: O que é o Primeiro Socorro

Como evitar náuseas?

No mar, com grande freqüência, necessitamos cuidar de uma pessoa enjoada, ou como falamos na gíria naval “mareada”. O melhor tratamento para o enjôo é o preventivo. Antes de sair para o mar, e depois de 6 em 6 horas, dar às pessoas que acreditam que irão enjoar comprimidos anti-enjôo.

Tais pessoas com predisposição ao enjôo devem se instalar em locais a bordo bem ventilados. Se uma pessoa vomitar, baixe-lhe a cabeça e vire-a de lado, a fim de evitar que o vômito vá para os pulmões. Se ela apresentar dificuldade em respirar, pode vir a ser necessário retirar o vômit o de sua boca com um pedaço de pano ou com os próprios dedos do socorrista. Retire quaisquer objetos que não sejam fixos, tais como dentes postiços.

CHOQUE ELÉTRICO

O choque elétrico por vezes não provoca mais do que um incômodo passageiro, mas em casos graves o acidentado perde os sentidos, pode ter convulsões, deixar de respirar e dar a impressão de ter morrido. Nestas circunstâncias, não perca tempo, a vida do acidentado ainda poderá ser salva.

Procure seguir a seguinte seqüência:
– Corte o mais rapidamente possível o contato do acidentado com a corrente.
– Se não for possível cortar a corrente tome precauções para se proteger a si próprio de qualquer choque quando tentar puxar o acidentado pela roupa. Use materiais secos e isolantes.

– Tão logo a vítima esteja livre, não perca tempo em removê-la, desaperte suas roupas e se ela tiver deixado de respirar comece imediatamente a respiração artificial. Faça massagem cardíaca externa se o coração não bater. Mantenha a respiração artificial até que a vítima volte a
respirar, ou até que chegue socorro médico mais adequado.

LEMBRE-SE
A prevenção do choque elétrico é o melhor tratamento. Qualquer equipamento elétrico pode ser considerado perigoso. Não dê qualquer bebida à vítima enquanto esta estiver inconsciente.

AFOGAMENTOS

Em caso de afogamento afrouxe as roupas da vítima e deite-a de bruços com a cabeça virada de lado e apoiada sobre os braços, para facilitar a saída da água dos pulmões. Verifique se há obstruções das vias respiratórias e tire de sua boca quaisquer objetos estranhos, como por exemplo dentes postiços.  Aplique a respiração artificial. O corpo do paciente deve ficar ligeiramente inclinado (cabeça mais baixa que os pés) para permitir a drenagem de líquidos das vias respiratórias.

Mantenha o paciente em repouso até que chegue socorro médico adequado ou até que pareça assegurado o seu restabelecimento.

Salvamento de Afogados:
O nadador quando se aproximar de uma pessoa que está se afogando deve tomar cuidado para que esta não o abrace ou agarre de forma a lhe por em risco também a sua vida.

O salvador deve nadar de modo a aproximar-se pelas costas da vítima, pegando-a pelos cabelos ou pelas roupas, de forma a mantê-la com o rosto fora d’água e assim rebocá-la para o local de apoio ou abrigo. A pessoa a ser salva, podendo respirar livremente, em geral mantém-se quieta e coopera com o salvador. Se houver corrente forte ou se o local for muito afastado de terra ou da embarcação de socorro, não tente nadar para evitar o cansaço. O melhor é agüentar o náufrago até que chegue auxílio.

Sobre o Autor:

Julio Cesar

Julio Cesar

Atuando na área náutica desde 1984 com vasta experiência em vários setores. Participou de comissão de regatas de todas as classes, inclusive regatas internacionais e Match Race. Foi mestre em equipes campeãs de pesca submarina, resgate em alto mar além de trabalhar na área comercial, entregas técnicas de grandes marcas, assessoria na compra e venda, treinamento de tripulação de grande porte. É capitão desde 2009 oferecendo cursos de rádio operador, aulas teóricas e práticas de navegação credenciado no Delareis. Hoje, proprietário da tradicional escola de cursos náuticos Galápagos oferecendo cursos teóricos e práticos para habilitações com média de 95% de aprovação de seus alunos e um dos melhores professores do ramo. Capitão Julio Cesar (Nº do certificado : 001/2014 – DELAREIS)

E-BOOK GUÍA DEFINITIVO PARA USO DE FLAPS

TÓPICOS RECENTES

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Faça parte da maior comunidade de Pesca Oceânica do Brasil

Os maiores Capitães de Oceano e pescadores do Brasil, dando dicas e passando suas experiencias de pesca e navegação!

Artigos relacionados: