PRIMEIROS SOCORROS / Parte 3



No post anterior falamos: Como evitar náuseas?
FERIMENTOS GENERALIZADOS
Em casos de feridas comuns o tratamento é rotineiro: água oxigenada, mercúrio cromo ou mertiolathe e compressas tipo “band-aid”.
IMPORTANTE
Em casos de feridas graves, entretanto, precisamos saber que:
- Se há hemorragia, estanque-a por meio de compressão manual ou por meio de um penso rápido, suficientemente grande, para tapar convenientemente a ferida.
- Nunca lave a ferida, exceto no caso de se tratar de uma dentada de cão.
- Nunca tente retirar fragmentos de metal ou pedaços de vidro, exceto se estiverem à superfície e possam ser extraídos facilmente.
- Nunca lançar anti-sépticos em uma ferida grave.
- Nunca tocar na ferida com os dedos, use gaze esterilizada.
- Nunca deixar a ferida exposta ao ar.
- Procure socorro médico adequado o mais rápido possível.
HEMORRAGIAS
A hemorragia ocorre quando um vaso sangüíneo é lesado e deixa sair o sangue, quando esta é visível à superfície do corpo trata-se de hemorragia externa. A hemorragia externa pode ser:
- ARTERIAL – sangue escarlate vivo, esguichando em jatos rítmicos.
- VENOSA – sangue escuro e contínuo.
- CAPILAR – a hemorragia devida a feridas comuns.
Lembrese:
Sobre o Autor:

Julio Cesar
Atuando na área náutica desde 1984 com vasta experiência em vários setores. Participou de comissão de regatas de todas as classes, inclusive regatas internacionais e Match Race. Foi mestre em equipes campeãs de pesca submarina, resgate em alto mar além de trabalhar na área comercial, entregas técnicas de grandes marcas, assessoria na compra e venda, treinamento de tripulação de grande porte. É capitão desde 2009 oferecendo cursos de rádio operador, aulas teóricas e práticas de navegação credenciado no Delareis. Hoje, proprietário da tradicional escola de cursos náuticos Galápagos oferecendo cursos teóricos e práticos para habilitações com média de 95% de aprovação de seus alunos e um dos melhores professores do ramo. Capitão Julio Cesar (Nº do certificado : 001/2014 – DELAREIS)
Artigos relacionados:
NORMAS DA AUTORIDADE MARÍTIMA NORMAM 03 – Parte 16
NORMAS DA AUTORIDADE MARÍTIMA NORMAM 03 – Parte 16 No post anterior falamos: NORMAS DA AUTORIDADE MARÍTIMA NORMAM 03 – Parte 152 - PROCEDIMENTOS PARA O EXAME DE MESTRE AMADOR 2.1 - Programa para o exame de mestre amador O programa para o exame versará sobre Navegação...
NORMAS DA AUTORIDADE MARÍTIMA NORMAM 03 – Parte 15
NORMAS DA AUTORIDADE MARÍTIMA NORMAM 03 – Parte 15 No post anterior falamos: NORMAS DA AUTORIDADE MARÍTIMA NORMAM 03 – Parte 14INSTRUÇÕES GERAIS PARA O EXAME PARA AS CATEGORIAS DE AMADORES 1 - PROCEDIMENTOS PARA O EXAME DE CAPITÃO AMADOR 1.1 - Programa para Exame de...
NORMAS DA AUTORIDADE MARÍTIMA NORMAM 03 – Parte 14
Uso de equipamentos e cuidados adicionais recomendáveis. Precauções com embarcações que possuem motor de…