PRIMEIROS SOCORROS / Parte 4

No post anterior falamos: Ferimentos Generalizados

FRATURAS

É a quebra de um ou mais ossos.  Sinteticamente podem ser:

  • SIMPLES, e
  • EXPOSTAS ( há rompimento da pele )

QUEIMADURAS

São os ferimentos ou lesões produzidas pela ação do fogo, contato com corpo quente ou corrosivo, ou pela exposição aos raios solares.

 As queimaduras são classificadas em:

  • Primeiro grau: vermelhidão da pele.
  • Segundo grau: formação de bolhas na pele.
  • Terceiro grau: destruição dos tecidos por carbonização.

TRATAMENTO DAS QUEIMADURAS

Qualquer que seja a sua origem, as queimaduras entram todas no mesmo quadro no tocante ao tratamento. Além dos evidentes efeitos locais (vermelhidão, bolhas ou destruição da pele), as queimaduras podem provocar o estado de choque, que será mais intenso quanto maior for a extensão da queimadura.

As queimaduras que atingem mais da metade da superfície cutânea do corpo são geralmente fatais devido à grande intensidade do estado de choque que provocam.

TRATAMENTO E CUIDADOS

O tratamento em geral deve seguir a seguinte rotina:

  • Lavar as partes queimadas com água em abundância, sem esfregar.
  • Cobrir a área queimada com gaze molhada em solução forte de ácido bórico ou bicarbonato de sódio. A vaselina boricada ou a pura podem ser usadas na falta das soluções acima.
  • Não aplicar anti-sépticos fortes ( iodo ) , pós, óleos de máquina, gorduras, ou graxas.

Ter os seguintes cuidados:

  • Não tentar arrancar qualquer roupa que tenha ficado colada. Usar tesouras para cortar o resto do vestuário. Deixar no local das feridas os bocados que aderiram à pele.
  • Não tocar em uma queimadura com os dedos.
  • Nunca rebente nem fure as bolhas, mesmo que grandes.
  • Nunca esfregue uma queimadura. A lavagem não é feita para tentar retirar qualquer sujeira ou resíduo e sim para esfriar o local. Mantenha o queimado em repouso e prossiga no tratamento do estado de choque, até que o estado geral da pessoa melhore, o que é verificado pelo pulso mais forte e regresso de calor ao seu corpo.

FOGO EM VESTUÁRIO

Se suas próprias roupas se incendiaram, não corra,  porque o vento avivará o fogo. Deite-se e enrole o corpo num cobertor ou outro pano que esteja à mão, deixando a cabeça de fora. Se não houver nada à mão, deite-se e role vagarosamente,  batendo ao mesmo tempo o fogo com as mãos.

Se a roupa de outra pessoa estiver pegando fogo, deite-a no chão, com a parte em chamas virada para cima. Se for necessário, usar a força para fazêla deitar.

Procure abafar as chamas com um cobertor, tapete, toalha, casaco, ou qualquer outro objeto similar ao seu alcance. Procure sempre proceder da cabeça para os pés da pessoa, a fim de que as chamas sejam impelidas para longe do rosto da vítima. Se tiver à disposição um recipiente com água, deite-a sobre as roupas da vítima, a não ser que estas estejam impregnadas de gasolina, óleo ou querosene. Assim que tiver apagado as chamas, trate do estado de choque antes mesmo de se ocupar das queimaduras.

Sobre o Autor:

Julio Cesar

Julio Cesar

Atuando na área náutica desde 1984 com vasta experiência em vários setores. Participou de comissão de regatas de todas as classes, inclusive regatas internacionais e Match Race. Foi mestre em equipes campeãs de pesca submarina, resgate em alto mar além de trabalhar na área comercial, entregas técnicas de grandes marcas, assessoria na compra e venda, treinamento de tripulação de grande porte. É capitão desde 2009 oferecendo cursos de rádio operador, aulas teóricas e práticas de navegação credenciado no Delareis. Hoje, proprietário da tradicional escola de cursos náuticos Galápagos oferecendo cursos teóricos e práticos para habilitações com média de 95% de aprovação de seus alunos e um dos melhores professores do ramo. Capitão Julio Cesar (Nº do certificado : 001/2014 – DELAREIS)

E-BOOK GUÍA DEFINITIVO PARA USO DE FLAPS

TÓPICOS RECENTES

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Faça parte da maior comunidade de Pesca Oceânica do Brasil

Os maiores Capitães de Oceano e pescadores do Brasil, dando dicas e passando suas experiencias de pesca e navegação!

Artigos relacionados: